quinta-feira, 4 de junho de 2015

A Charge e o Contexto





PLANO DE AULA


        OBJETIVOS:
     
       _  Ler e interpretar charges, fazendo crítica por meio do humor:
       _  exercitar a leitura da charge e sua contextualização;
       _  conhecer alguns mecanismos linguísticos e visuais presentes nas charges;
       _  desenvolver o senso crítico;
       _  incentivar a veia artística;
       _  criar charges, realizando uma crítica por meio do humor e da linguagem verbo-visual.


       MOTIVAÇÃO
         Os alunos foram questionados se gostam de textos que criticam de forma irônica e por meio do humor , os problemas sociais com a seguinte observação: para que o leitor se divirta com a leitura de uma charge, é preciso que ele esteja a par da situação cultural que a charge expõe.


         DURAÇÃO: 
         4 aulas com períodos de 45 minutos.


         CONHECIMENTOS PRÉVIOS
          _  conhecer o gênero charge;
          _  estabelecer relação entre texto e contexto.


         ESTRATÉGIAS


         1ª Etapa: Para ampliar o conhecimento sobre esse gênero, os alunos foram para o Laboratório de Informática e, em duplas, realizaram uma pesquisa sobre o assunto, acessando a charges animadas, que estavam disponíveis nos seguintes sites:

                                                   http://pt.wikipedia.org/wiki/charge
                                                   http://charges.uol.com.br/
                                                   http://www.animatunes.com.br/animaçoes/
                                                   http://charges.com.br/


          2ª Etapa: Voltaram para a sala de aula para fazer a leitura das charges a eles apresentadas , respondendo às questões propostas. 


          3ª Etapa : Os alunos elaboraram charges, cujos temas sugeridos poderiam ser os mesmos abordados nas charges estudadas: desarmamento, internet, violência urbana, desmatamento, poluição, corrupção, etc., lembrando que quando se cria uma charge, se expõe seu ponto de vista sobre um determinado tema.

               4ª Etapa: Os textos e desenhos criados pelos alunos  foram organizados por eles, no painel do hall de entrada da escola para exposição.



           RECURSOS:  Charges de jornais e da Internet, folhas de ofício, computadores, painel de exposição,  canetas hidrocor, lápis de cor e material de uso diário.



           AVALIAÇÃO: A avaliação será feita em todos os momentos, desde a participação das discussões propostas até a criação da charge, usando os recursos da linguagem verbo-visual para expor uma crítica pessoal, por meio de humor, sobre um determinado tema escolhido.

     

CHARGES INTERPRETADAS PELOS ALUNOS EM SALA DE AULA